terça-feira, 13 de setembro de 2011

Biografia - Johannes Moser

Johanes-Moser-600

  Nascido em 1979, numa família musical de origem canadense e alemã – países dos quais é cidadão -, Johannes Moser iniciou seus estudos de violoncelo com 8 anos e, em 1997, tornou-se aluno do professor David Geringas. Em 2002, ganhou o primeiro lugar no Concurso Tchaikovsky, além de ser agraciado com o Prêmio Especial por sua interpretação das “Variações rococó”.

  De acordo com o diretor da Sala Cecília Meireles, João Guilherme Ripper, Johannes Moser explora ao extremo o parentesco entre o timbre do violoncelo e a voz humana. “Moser é um dos grandes intérpretes da atualidade, que a Sala Cecília Meireles tem a satisfação de trazer ao público carioca”, diz Ripper.
O violoncelista Johannes Moser foi apontado pela Gramophone Magazine como “um dos melhores, dentre a surpreendente galeria de jovens violoncelistas virtuoses“. Apresentou-se com as principais orquestras internacionais, como as Sinfônicas de Chicago, Londres e Tóquio; as Filarmônicas de Nova York, Los Angeles, Munique e Israel; e as Orquestras de Cleveland, Concertgebouw, Tonhalle e Bayerische Rundfunk.  Trabalha regularmente com maestros do mais alto nível, dentre eles Riccardo Muti, Lorin Maazel, Mariss Jansons, Valery Gergiev, Zubin Mehta, Vladimir Jurowski, Franz Welser-Möst, Manfred Honeck, Christian Thielemann, Pierre Boulez, Neeme Jarvi e Paavo Jarvi.

  Em 2010, excursionou com a Orquestra de Câmara de Munique e estreou com as Sinfônicas de Pittsburgh, Trondheim e Galicia; com a National Arts Centre Orchestra, em Ottawa; a Filarmônica da Malásia e a Orquestra Yomiuri Nippon, em Tóquio.  Voltou a apresentar-se com a WDR de Colônia, Orquestra RTE, em Dublin, Sinfônica Escocesa BBC e a Sinfônica de Vancouver. Os destaques da temporada 2009/2010 incluíram apresentações com a Orquestra do Concertgebouw, sob a regência de Mariss Jansons; Orquestra Bayersicher Rundfunk, com Welser-Möst; Orquestra Sinfônica da Cidade de Birmingham e Sinfônica de Sydney, além de turnê pelos Estados Unidos com a Salzburg Mozarteum Orchestra e um concerto com a Orquestra de Cleveland. Também apresentou a suite de “Memórias de Uma Gueixa”, sob a regência de John Williams, com a Filarmônica de Los Angeles – sua quarta apresentação com a orquestra.  Outros compromissos incluíram concertos com as Sinfônicas de Cincinnati, St. Louis e Seattle, Royal Liverpool Philharmonic e BBC National Orchestra of Wales.

 Johannes Moser está rapidamente alcançando reconhecimento por suas excelentes apresentações com um repertório menos conhecido. Sua paixão pela música contemporânea chamou a atenção de regentes como Boulez, que o convidou para fazer sua estreia com a Sinfônica de Chicago, apresentando o “Concerto para violoncelo e orquestra”, de Bernard Rands.  Moser também é apaixonado pelo violoncelo elétrico, que utiliza para explorar novas possibilidades sonoras, assim como a improvisação. Esse fato tem inspirado muitos compositores a escrever para o instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...