Esta dissertação teve por objetivo a dinamização do ensino - e no nosso caso, o aprendizado - do instrumento, através da escolha rápida de exercícios em diversos niveis diferentes, classificados pela utilidade de cada exercício, com enfoque nos 21 Estudos Para Cello de Jean Louis Duport, os 113 Estudos de Johann Friedrich Dotzauer e os 40 Estudos - Op. 73 - de David Popper.
Embora este guia tenha uma abrangência desde o básico até o avançado, ele se constitui em um ótimo guia para a escolha acertada de cada estudo, através de seu objetivo.
Este trabalho é bastante interessante pois, pouco material existe por aí - ainda mais em Português, para os que não domina o idioma Inglês - sobre os "Estudos", exercícios mais elaborados do que os "Métodos" (Publicações divididas em lições e pequenos exercícios destinados ao aprendizado das técnicas básicas). Os estudos tem por objetivo a consolidação e desenvolvimento das técnicas básicas aprendidos nos métodos, abordando didaticamente problemas específicos da execução; desenvolvendo assim, a resistência física e mental mediante as dificuldades técnicas.
Os exercícios técnicos e os Estudos constituem a ferramenta que utilizamos para atingir nosso objetivo principal; o pleno domínio do instrumento, que nos permita a plena expressão musical.
Então, os Estudos encontram-se a meio caminho entre a técnica pura (execução correta dos movimentos necessários para a produção do som) e os estudos de repertório.
Aos estudantes do instrumento como eu, é particularmente interessante o "Anexo D", aonde estão separados os exercícios de cada método por "finalidade do exercício", "nível de dificuldade" e a tonalidade utilizada.
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