Pré Historia da musica - até ao nascimento de cristo
Música da Antiguidade - do Nasc. de Cristo até 400 D.C
Música Medieval - de 400 D.C até 1450
Música Renascentista - de 1450 até 1600
Música Barroca - de 1600 até 1750
Música Clássica - de 1750 até 1810
Romantismo - de 1810 até 1910
Musica do seculo XX - a parti de 1900
PRÉ-HISTÓRIA
Podemos imaginar que o homem primitivo comunicou, desde muito cedo,usando sinais sonoros. Muito antes do aparecimento dos primeiros instrumentos, já o homem fazia a sua música, imitando os sons da Natureza: com gritos, sonscorporais, batendo com paus, ramos, pedras, conchas... Há vestígios - nas pinturas das cavernas - de que o homem utilizava amúsica nas cerimónias rituais: encorajamento para a caça, evocação das forçasda natureza, cultos dos mortos... Primeiro usaria somente a voz e outros sonsdo corpo; mas, ao longo do tempo, foi construindo instrumentos e com elesacompanhou essas músicas e danças, para as tornar mais ricas e assim agradarmais aos seus deuses.
MÚSICA DA ANTIGUIDADE
Nas grandes civilizações antigas - Egipto, Grécia, Roma - a música tinhaum papel fundamental em todas as actividades do dia-a-dia.No Egipto, havia música tanto no palácio do Faraó como a acompanhar otrabalho dos campos. Os músicos eram normalmente mulheres. A música tinhaorigem divina e estava muito ligada ao culto dos deuses. A harpa, a lira e o alaúde eram muito usados.Na Grécia - Atenas -. todos os anos se realizava um concurso de canto.As peças de teatro eram acompanhadas por música. Os gregos cultivavam amúsica como arte e como ciência. Era uma das quatro disciplinas fundamentaisda educação dos jovens. O órgão é uma invenção grega.Em Roma, as lutas dos gladiadores eram acompanhadas por trombetas.Os ricos aprendiam música e realizavam concertos nas suas casas. Narua, malabaristas e acrobatas representavam, acompanhados por flautas epandeiretas.Grupos de músicos obtinham licenças especiais do Imperador parapercorrerem as províncias do Império, dando o primeiro exemplo de Tournée.
MÚSICA MEDIEVAL
Com a decadência do Império Romano e a implantação do cristianismo, aIgreja passa a ter um papel decisivo na evolução da música.São os monges que, nos mosteiros, continuam o trabalho iniciado pelosGregos, desenvolvendo a teoria e a escrita da música. Começa a haver umagrande separação entre a música religiosa e a música popular. Uma das grandesdiferenças entre estes dois tipos de música, está nos instrumentos usados.Na Igreja, apenas o órgão era permitido enquanto que na música popular-música profana (não religiosa), havia a Rabeca, o saltério, o alaúde, acharamela, a sanfona, o realejo, etc.A língua usada nos cantos da igreja era o Latim, enquanto que na músicapopular eram usados dialectos próprios de cada região.A música da Igreja era inicialmente monódica tendo evoluído no sentidoda polifonia.Os Menestréis eram músicos que andavam de terra em terra, juntamente com os saltimbancos, levavam as notícias nas suas andanças eapregoavam-nas cantando.Os Trovadores eram nobres que compunham música e poesia, tendocomo tema o amor de um cavalheiro por uma bela dama.A escrita musical , tal como hoje a conhecemos, deve muito aos mil anosda Idade Média, pois foi durante esse período que ela foi evoluindo até chegar aocódigo actual.
MÚSICA RENASCENTISTA
Foi uma época de grandes mudanças na Europa. O homem doRenascimento já não vive apenas dominado pelos valores da Igreja, masencontra valores nele próprio e na natureza. A Igreja tornou-se menos rígida,permitindo uma aproximação entre a música sacra e a música profana.Os governantes e os homens ricos desempenham a partir de agora umpapel muito importante na evolução da música, concedendo aos compositoresaudições e oportunidades de trabalho, promovendo festas e acontecimentosculturais.
MÚSICA BARROCA
O Barroco é um período em que a música instrumental atinge, pelaprimeira vez, a mesma importância que a música vocal.O Violino afirma-se e a orquestra vai tomando uma forma maisestruturada. Surge a Ópera e o Ballet. Os instrumentos de tecla têm umagrande evolução e o cravo aparece como instrumento solista, e não apenasacompanhante.A música do Barroco é exuberante, de ritmo e frases melódicas extensas,fluentes e muito ornamentadas. São usados contrastes de timbres e deintensidades.
Sonatas barrocas
Antonio Vivaldi, Benedetto Marcello, Willem de Fesch, Johann Sebastian Bach (3 Sonatas para Viola da Gamba), Michel Correte, Jean Barrière
Peças para violoncelo sem acompanhamento
Gabrielli – Ricercari
Johann Sebastian Bach – 6 Suites
Concertos barrocos
Antonio Vivaldi, Mathias Monn
Antonio Vivaldi, Benedetto Marcello, Willem de Fesch, Johann Sebastian Bach (3 Sonatas para Viola da Gamba), Michel Correte, Jean Barrière
Peças para violoncelo sem acompanhamento
Gabrielli – Ricercari
Johann Sebastian Bach – 6 Suites
Concertos barrocos
Antonio Vivaldi, Mathias Monn
MÚSICA CLÁSSICA
No período Clássico, a música torna-se mais leve e menos complicada queno Barroco. Predomina a melodia com acompanhamento de acordes, as frasessão bem delineadas e mais curtas que anteriormente.A dinâmica das obras torna-se mais variada, aparece o Sforzato (acentuação forte numa nota), o crescendo (aumento gradual da intensidade dosom) e o diminuendo (diminuição gradual da intensidade do som). A música é tonal.
O cravo cai em desuso e é substituído pelo piano. A orquestra cresce emtamanho e acolhe um diversificado número de instrumentos.A Ópera conhece um grande desenvolvimento e popularidade e começa atratar temas do dia-a-dia.É uma época extremamente fértil em grandes compositores e talvez amais produtiva de todos os períodos da história da música. Viena de Áustria éconsiderada a capital da música clássica, pois foi lá que se concentraram amaioria dos compositores.
Sonatas clássicas
Boccherini, Samartini, Brèval, Beethoven, Schubert (“Arpeggione”)
Concertos clássicos
Joseph Haydn, Luigi Boccherini, Carl Philipp Emanuel Bach, Giuseppe Tartini, Beethoven (Concerto Tríplice para piano, violino e violoncelo)
Boccherini, Samartini, Brèval, Beethoven, Schubert (“Arpeggione”)
Concertos clássicos
Joseph Haydn, Luigi Boccherini, Carl Philipp Emanuel Bach, Giuseppe Tartini, Beethoven (Concerto Tríplice para piano, violino e violoncelo)
ROMANTISMO
É o período da liberdade de expressão de sentimentos e paixões.Paris junta-se a Viena e tornam-se os principais centros de música daEuropa. Os compositores libertam-se da tutela dos nobres que os empregavam epassam a compor livremente. Os concertos públicos tornam-se mais frequentese começam a aparecer as grandes salas de espectáculos.A fantasia, a imaginação e o espírito de aventura desempenham um papelimportante na música deste período. Surge a Música Descritiva com os poemassinfónicos. A literatura exerce uma enorme influência na música romântica, que está demonstrada na grande quantidade de Lied - Tipo de cação que floresceuneste período.Os músicos interessaram-se pela música folclórica, indo aí buscar material para compor. É dado ênfase às melodias líricas. As harmonias são ricas e contrastantes,explorando uma gama maior de sonoridades, dinâmicas e timbres.As obras tomam proporções grandiosas e a orquestra atinge umadimensão gigantesca.
Sonatas românticas
Mendelssohn, Brahms, Lalo, Saint-Saëns, Chopin, Richard Strauss
Concertos românticos
Mendelssohn, Brahms, Lalo, Saint-Saëns, Chopin, Richard Strauss
Concertos românticos
Concertos escritos por violoncelistas
Dotzauer, Kummer, Goltermann, Klengel, Becker, Franchomme, Romberg, Popper, Davidoff
Saint-Saëns, Lalo, Tchaikovsky (Variações sobre um tema Rococó), Schumann, Dvorak (lê-se Dvôrjak)
MUSICA DO SÉCULO XX
O Romantismo explorou até ao limite as possibilidades da música tonal.O século xx surge como o século das experiências, da procura de novoscaminhos na música e nas artes em geral. É o demonstrar das formas convencionais e a valorização de novas perspectivas, a procura de novos materiais e a utilização de recursos trazidos pelo s avanços tecnológicos. Acentua-se a tendência para valorizar culturas até então esquecidas. Osnovos meios de transporte e comunicação facilitam as trocas culturais e fazemcom que se conheça na música moderna influências muito variadas.O aparecimento da gravação sonora abre um mundo novo à produçãomusical.
A procura de novas sonoridades faz com que os compositores exploremsons produzidos por objectos, transformando-os em instrumentos musicais. Osinstrumentos convencionais são transformados e preparados de forma a alargaras suas possibilidades tímbricas. O timbre, nesta época, é talvez o parâmetromais valorizado na música Surgem os primeiros instrumentos electrónicos, que ficarão para sempreligados à música Pop Rock, embora também estejam presentes noutros génerosmusicais O piano é um instrumento muito usado em experiências no campo dainvestigação tímbrica. Têm sido usadas técnicas muito simples, como seja: tocaragregados sonoros (clusters), usando o cotovelo, o antebraço ou mesmo a mãoaberta sobre as teclas, tocar directamente nas cordas do piano com os dedos,como se se tratasse de uma harpa.
O Barroco é um período em que a música instrumental atinge, pelaprimeira vez, a mesma importância que a música vocal.O Violino afirma-se e a orquestra vai tomando uma forma maisestruturada. Surge a Ópera e o Ballet. Os instrumentos de tecla têm umagrande evolução e o cravo aparece como instrumento solista, e não apenasacompanhante.A música do Barroco é exuberante, de ritmo e frases melódicas extensas,fluentes e muito ornamentadas. São usados contrastes de timbres e deintensidades.
Século XX
Debussy (Sonata), Prokofiev (Sonata, Sinfonia Concertante Op 125), Shostakovich (Sonata, 2 Concertos), Villa-Lobos (Peças diversas, Concerto), Camargo Guarnieri (Ponteio e Dansa), Francisco Mignone (Modinha)
Períodos da História da Música
Música medieval - até cerca de 1450
Música renascentista - 1450-1600
Música barroca - 1600-1750
Música clássica - 1750-1810
Romantismo do século XIX- 1810-1910
Música do século XX - de 1900 a 2000