sábado, 19 de novembro de 2011

Sonatas de Beethoven para violoncelo e piano

Beethoven foi o primeiro compositor de grandes sonatas para violoncelo, e ele permaneceu na verdade o único, até Brahms escreveu dois no final do século passado, e depois em nosso próprio tempo Martinu escreveu três. Além de um indivíduo trabalha poucos por outros compositores (Grieg, Rachmaninov, Shostakovich, Barber e Britten), que resume todo o repertório para essa combinação particular. É um meio difícil, porque as notas baixas do violoncelo tendem a ficar coberto pelo baixo do piano, eo equilíbrio entre os dois instrumentos é sempre precária. - David Hurwitz
     
A sonata para violoncelo e piano é abordado antes da sonata para violino e é, então, continuou após o encerramento do ciclo de sonatas para violino. Beethoven escreveu cinco sonatas para violoncelo e piano:




 Sonata em Fá não principais. 1, op. 5
Sonata em Sol menor não. 2, op. 5
Sonata em Lá não principais. 3, op. 69
Sonata em C não principais. 4, op. 102
Sonata em D nenhuma grande. 5, op. 102

Assim, no início de 1796 ele compõe as Sonatas para violoncelo e piano, op. 5, em Berlim, que têm uma sucessão distinta como tal: o primeiro movimento é lento, seguido de dois movimentos mais rápidos, em que o violoncelo é tratado como um instrumento de igualdade com o piano.
     
Sonata em Lá maior no.3, op. 69, dedicado ao barão Gleichenstein e composta em 1808, é o mais popular e, ao mesmo tempo, a sonata para violoncelo mais amado do trabalho do compositor. Isso é explicável através da diversidade do material temático eo caráter de improvisação dos temas. A sonata foi realizada pela primeira vez em 1812 por Czerny e Linke e mais tarde foi apresentado no concerto realizado em 1927 na Ópera de Paris por Alfred Cortot e Pablo Casals.
     
As sonatas para violoncelo e piano, op. 102 composta em 1815, realizar a transição para a grande quartetos de cordas, trazendo grandes mudanças no campo da estrutura, mesmo que aparentemente ele só parece um retorno ao barroco. Através do título dado por Beethoven para a Sonata em C maior op. 102, não. 1, Freie Sonate (Sonata da livre) ele declara a liberdade de expressão em um sentido profundamente romântico.

Download



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...