sábado, 26 de novembro de 2011

Auguste Joseph Franchomme e os12 Estudos para Cello

  Nascido em Lille , Franchomme estudou no conservatório local, com M. Mas Baumann e Pierre, antes de continuar sua educação com Jean-Henri Levasseur e Louis-Pierre Norblin no Conservatório de Paris , onde ganhou seu primeiro prêmio somente após um ano.
Ele começou sua carreira tocando com várias orquestras e foi nomeado solo de violoncelo na Sainte-Chapelle em 1828. Juntamente com o violinista Jean-Delphin Alard , professor de Pablo de Sarasate , eo pianista Charles Hallé , criador da Hallé Orquestra Sinfônica, ele foi um dos fundadores e membro do Quarteto Alard . O Quarteto era raro para um ensemble de câmara de seu tempo, pois consistia em músicos profissionais. Franchomme também pertencia às fileiras fundação da Société des Concerts du Conservatoire .
  Franchomme forjou amizades próximas com Felix Mendelssohn , quando este visitou Paris em 1831, e com Frédéric Chopin . Em 1833, Chopin e Franchomme colaboraram para escrever um concertant Duo Grande para o piano e violoncelo, com base em temas de Giacomo Meyerbeer 's ópera Robert le diable . Franchomme também reescreveu as peças para violoncelo de Chopin Polonaise Brillante, Op. 3, e foi o homenageado de Chopin Sonata para violoncelo, op. 65 . Franchomme também foi o homenageado da sonata para violoncelo de Charles-Valentin Alkan
Com exceção de uma viagem à Inglaterra em 1856, Franchomme dificilmente deixou Paris, onde se tornou uma figura central da vida musical da cidade. Em 1843, ele adquiriu o Duport Stradivarius do filho de Jean-Louis Duport para a soma então recorde de 22 mil francos franceses . Ele também possuía a Munck De Stradivarius de 1730. Franchomme conseguiu Norblin como o professor titular de violoncelo no Conservatório de Paris em 1846, e sua classe incluída Jules Delsart (que sucedeu seu mestre), Louis Hegyesi , e Ernest Gillet.
  Franchomme foi o mais célebre violoncelista do seu tempo e contribuiu para o refinamento da curvando técnica elegante, doce, e leve-o que distingue a escola francesa desenvolvidos por Jean-Pierre e Jean-Louis Duport . Sua mão esquerda era famoso por seus poderes hábil, preciso, e expressivos da execução.
Como compositor, publicou algumas obras Franchomme 55 para violoncelo, incluindo os Doze Caprichos , Op. Cit. 7, e os Doze Études , com cello segunda opcional, op. 35; um concerto para violoncelo , op. 33, bem como inúmeras outras peças, com piano, orquestra, ou acompanhamento de câmara

Fonte do texto:http://wikipedia.org.com

Download:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...