sábado, 5 de novembro de 2011

Franco Petracchi síntese da carreira

Nascido em Pistoia (Toscana), em 22 setembro de 1937, ele estudou em Roma, na Santa Cecília Academia de Música e graduado (summa cum laude) em 1958 com Guido Battistelli. Assim, ele começou muito cedo sua carreira de concertista. No mesmo período, estudou Composição com Di Donato e Margola eRegência com Franco Ferrara.
Em 1960, no Festival de Música Contemporânea, em Veneza, ele realizou a première mundial de "Concerto" para Contrabaixo e Orquestra ", de Firmino Sifonia. Críticos de todo o mundo por unanimidade o descreveu como uma nova estrela nasceu na arte do presente instrumento.
Em 1960 ele se tornou primeiro contrabaixo na Rai de Turim Simphony Orchestra e em 1962 mudou-se para Roma, onde ocupou a mesma posição até 1980. Naquele ano, ele decidiu se tornou solista e maestro em tempo integral.
Como solista atuou com artistas como Bernstein, Karajan, Celibidache, Kubelik, Jochum, Sawallisch, Giulini, Muti, Abbado, Metha, Maazel, Barbirolli, Munch. Toda esta experiência foi transmitida aos seus alunos diversas em todo o mundo.
Em 1971 ele ganhou a cadeira de Contrabaixo para Conservatório de Música e ensinou em Bari, Frosinone, l'Aquila e Roma.
Em 1986 mudou-se para o bem do Conservatório de Genebra. Lá, ele dá aulas de "Virtuosité". Mesmo ano com Accardo, Giuranna e Filippini, ele fundou a Academia de Cordas "Walter Stauffer" em Cremona. Ele é convidado também para lecionar em Fiesole na Escola de Música.
Na tradição dos grandes maestros, como Dragonetti, Bottesini, Caimmi, Mengoli, Bill, Prunner, Findeisen, Simandl, Nanny, Franco Petracchi é creditado ter revolucionado a técnica de seu instrumento.
Seu método de interpretar, sintetizar, formalizar a técnica de contrabaixo trazê-lo até o nível de outros instrumentos de corda, até mesmo de conceitos piano, tem a fama de ser único. Este aspecto peculiar de seu ensino tem permitido muitos de seus alunos se impor na competição interpretação mais importantes, tais como: Genebra, Bucchi, Munchen, Crema-Parma-Cremona (Bottesini), Isle of Man ...

A perfeição técnica ensinada por Petracchi e não é fim em si mesmo mas um meio para alcançar o máximo de clareza interpretativa. Seus estudos em Composição e Regência ter empurrado o interesse de muitos estudantes no fundo de composições escritas para este instrumento, tanto como solistas e como performers orquestra.
Há baixista não outras duas vezes que recebeu maior atenção e tributos de compositores famosos. Estes trabalhos foram grandes sucessos e representam os próprios pilares da literatura contrabaixo.São eles:Nino Rota "Divertimento"Virgilio Mortari "Concerto para Franco Petracchi", "Rapsodia elegiaca", "Duettini", "Elegia e Capriccio" (Ricordi)Franco Donatoni "Lem" (Ricordi)Armando Trovajoli "Sconcerto", (Ricordi), realizado em 2002 com a Orquestra Santa Cecília, em RomaLuciano Berio "Duetti"Viozzi "Trio"Brero "Dialoghi"Firmino Sifonia "Concerto"

Como uma escolha pessoal Franco Petracchi se recusou a gravar em estúdios.No entanto, há uma série de gravações ao vivo de seus shows, que foram publicados em CD:Bottesini - Gran Duo (Sony)Bottesini - Passioni Amorose (ASV)Sifonia-Concerto (Edipan Roma)Bottesini - Tarantella (Pull)Zbinden - Divertimento (Espace Suisse Romande)Rota - Divertimento (Panne Enterpreise - Takuma Foundation Tokyo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...