terça-feira, 29 de novembro de 2011

Gran Duo Concertante

O Gran Duo Concertante foi composta pelo italiano Contrabaixista virtuoso Giovanni Bottesini (1821-1889) em 1880. Originalmente escrito para dois contrabaixos e orquestra, a peça foi estreada por Bottesini e Negri Luigi, um ex-colega do compositor. Negri foi aluno de Luigi Rossi no Conservatório de Milão, ao mesmo tempo como seu colega mais bem conhecido.

A peça é um movimento único, alastrando e geralmente dura cerca de 15 minutos se jogado até tempo, mas essa estimativa pode variar muito devido à interpretação dos artistas da música. Enquanto concertos duplos foram, em geral composta por diferentes instrumentos, Bottesini não parecem considerar a praticidade questionável de uma peça que requer dois muito talentosos baixistas dupla. Camillo Sivori, um discípulo de Niccolò Paganini, transcrita uma das partes de baixo para violino logo após sua estréia. Versão Sivori é que hoje mais comumente ouvida, apesar de sua contribuição é raramente reconhecido e até mesmo a maioria dos baixistas são inconscientes de instrumentação original da peça.

Bottesini também escreveu outro concerto para dois contrabaixos, intitulado "Gran Duo Passione Amorosa" de uma forma mais tradicional, o formato de três movimentos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...