segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Percepção da diversidade de perfis de alunos no discurso e ações de professoras de violoncelo

AUTOR(ES)

Ataide de Mattos

FONTE

Universidade de Brasília

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a percepção de professores de violoncelo acerca da diversidade de perfil de seus alunos. As questões de pesquisa buscam esclarecer até que ponto e como os professores percebem as diferenças em seus alunos, quais são suas concepções e entendimentos do que seja diversidade de alunos, que tipo de alternativas eles oferecem aos alunos, porque e para quê. No primeiro capítulo descrevo a metodologia de estudo de caso desenvolvida para conduzir esta investigação, incluindo procedimentos de análise de dados dentro da linha de pesquisa qualitativa, baseando-me em Merriam (1998), Stake (2006), Laville e Dionne (1999), Yin (2005) e Malhotra (2006). Foi realizado um estudo de caso com três professoras de violoncelo de uma mesma escola, CEP/EMB da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e observações de aulas. No segundo capítulo discuto a idéia da diversidade e apresento os referenciais teóricos em que baseei esta pesquisa: o conceito de percepção de diversidade de Santos (2005) e os três tipos de pedagogia de Skiar (2003). Além desses, discuto os conceitos de mito da homogeneidade e de diferenças dentro das diferenças de Gatea (2003), complementadas pelas idéias de Sacristán (2002), de Santos (2005) e de Skliar (2003). Os dados mostram que as professoras percebem seus alunos de formas e maneiras diferentes, dependendo do que têm como referência no momento em que estão a descrevê-los. Dentre essas, se a referência for o programa, os alunos são percebidos como grandes grupos aqueles que conseguem ou não realizar o programa. Mas, se a referência for os próprios alunos, as professoras os percebem progressivamente do geral para o particular, primeiro em grupos semelhantes, depois descrevendo peculiaridades e sutilezas de diferenças dentro de diferenças já identificadas (GAETA, 2003). A conclusão apresenta contribuições para a compreensão da problemática e do problema enfocados no contexto desta pesquisa. Além disso, apresentam-se sugestões para o prosseguimento e aprofundamento desta pesquisa.
 
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