RESUMO :
Este trabalho teve por finalidade o estudo de peças recentes, escritas
para violoncelo, por compositores brasileiros que utilizam técnicas expandidas, a
fim de proporcionar um detalhamento dessas técnicas para facilitar o contato dos
violoncelistas e compositores com a escrita contemporânea para violoncelo. Para
isso foram analisados os motivos que afastam o violoncelista da performance
dessas peças, com a apresentação de sugestões de exercícios para facilitar a
execução dos diferentes aspectos da música nova. Como resultado, foram obtidos
exercícios que pretendem preencher a lacuna que há no material de estudo de
técnicas expandidas, novas composições para violoncelo - compiladas no
apêndice - e entrevistas com renomados violoncelistas, intérpretes de música
contemporânea.
Este trabalho teve por finalidade o estudo de peças recentes, escritas
para violoncelo, por compositores brasileiros que utilizam técnicas expandidas, a
fim de proporcionar um detalhamento dessas técnicas para facilitar o contato dos
violoncelistas e compositores com a escrita contemporânea para violoncelo. Para
isso foram analisados os motivos que afastam o violoncelista da performance
dessas peças, com a apresentação de sugestões de exercícios para facilitar a
execução dos diferentes aspectos da música nova. Como resultado, foram obtidos
exercícios que pretendem preencher a lacuna que há no material de estudo de
técnicas expandidas, novas composições para violoncelo - compiladas no
apêndice - e entrevistas com renomados violoncelistas, intérpretes de música
contemporânea.
Tese de: FABIO SOREN PRESGRAVE
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