RESUMO DA PESQUISA por Fausto Borém
Os 500 anos do "descobrimento" do Brasil nos chamam a atenção para
o fato de que os programas de recitais quase nunca são representativos dos cerca de
250 anos de música de tradição escrita em nosso país. A transcrição musical se
revela, então, como ferramenta estratégica de acesso, ampliação e divulgação desse
repertório, ao mesmo tempo, rico e desconhecido. Este estudo discute os aspectos
idiomáticos em um conjunto de transcrições para o contrabaixo solista, apresentado
em recital-palestra na 1999 International Society of Bassists Convention (1 de
junho, 1999, Iowa City, EUA). Esse estudo inclui diversos períodos (pré-clássico,
clássico, romântico, nacionalista) e estilos (erudito e popular, sacro e profano) da
música brasileira, onde há carências na literatura do contrabaixo e aponta para uma
possível elaboração de princípios idiomáticos da transcrição musical que,
eventualmente, seriam aplicáveis a outros instrumentos e seus repertórios.
o fato de que os programas de recitais quase nunca são representativos dos cerca de
250 anos de música de tradição escrita em nosso país. A transcrição musical se
revela, então, como ferramenta estratégica de acesso, ampliação e divulgação desse
repertório, ao mesmo tempo, rico e desconhecido. Este estudo discute os aspectos
idiomáticos em um conjunto de transcrições para o contrabaixo solista, apresentado
em recital-palestra na 1999 International Society of Bassists Convention (1 de
junho, 1999, Iowa City, EUA). Esse estudo inclui diversos períodos (pré-clássico,
clássico, romântico, nacionalista) e estilos (erudito e popular, sacro e profano) da
música brasileira, onde há carências na literatura do contrabaixo e aponta para uma
possível elaboração de princípios idiomáticos da transcrição musical que,
eventualmente, seriam aplicáveis a outros instrumentos e seus repertórios.
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