sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FORMAÇÃO DO CONTRABAIXISTA

Resumo
Este  artigo apresenta uma revisão da literatura  disponível no Brasil, acerca do material que trata  da
pedagogia  do  contrabaixo  e  sua  relação  com  o  repertório  sinfônico  nacional  na  formação  do
contrabaixista  brasileiro. A presente investigação busca atingir seu objetivo, através da  consulta  de
livros,  periódicos,  apontamentos  de  palestras  e  conferências  sobre  pedagogia  da  performance
musical,  particularmente  de  contrabaixo. A principal  conclusão a  que se  chegou  foi  que  a  inclusão
de  material  sobre  estratégias  de  preparação  das  partes  de  contrabaixo  referente  ao  repertório
orquestral  brasileiro  no  universo  da  pedagogia  da  performance  do  instrumento,  constitui  um
significativo  contributo  para  contrabaixistas,  performers/educadores,  estudantes,  compositores,
regentes e pesquisadores da área de música.

Ricardo Newton Lopes Rodrigues
Universidade Federal de Goiás – UFG
Mestrado em Música
Teoria e Prática da Execução Musical
SIMPOM: Subárea de Teoria e Prática da Execução Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...