Resumo em português
O objetivo deste trabalho é apresentar hipóteses de destacados violoncelistas e professores de violoncelo sobre o processo de aprendizagem e o ensino da técnica e da interpretação do instrumento, com a finalidade de proporcionar importantes reflexões sobre o assunto, meios de pesquisa no instrumento, alem de ser uma iniciativa de pesquisa sobre e para o meio violoncelístico brasileiro. Fundamentalmente, este trabalho consiste na apreciação da literatura especifica sobre o instrumento, produzida, na maioria das vezes, por mestres consagrados. Isso foi complementado por entrevistas e por idéias transmitidas oralmente, por meio de aulas de violoncelo (talvez o mais importante por meio de transmissão de conhecimentos musicais), alem da experiência pessoal desta autora, em sua pratica docente. Resultou desta pesquisa uma grande quantidade de dados, divergentes e convergentes, sobre os inúmeros aspectos do estudo do violoncelo, tais como: maneiras de se pensar o estudo, relaxamento, postura, respiração, escolas de técnica de arco, vibrato, mão esquerda, construção a interpretação, assim como problemas referentes ao ensino e ao estudo do violoncelo no Brasil, bem como idéias para possíveis soluções.
Arquivos
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário