quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

FABIO PRESGRAVE

O violoncelista carioca Fabio Presgrave recebeu seus títulos de Bacharel e Mestre em Performance pela renomada Juilliard School of Music em Nova Iorque, onde estudou com Harvey Shapiro e Joel Krosnick. Ainda nos Estados Unidos recebeu os prêmios Eleanor Slatkin e Felix Salmond.
Apresentou‑se como solista junto a orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Petrobrás Pró‑Música, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra de Câmara da ULBRA, Camerata Fukuda, Companhia Bachiana Brasileira, Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro dentre outras.
Seu violoncelo pode ser ouvido como solista no filme “Sal de Prata” do diretor Carlos Gerbase, onde gravou sua versão do Noturno de Tchaikovsky para cello e cordas, e no último trabalho do grupo Sepultura, chamado “DANTE XXI”. Gravou, a pedido de Alceo Bocchino, a sua “Suite Brasileira” em um documentário sobre a vida desse compositor, produzido por Aluísio Didier. Em DVD produzido pela Companhia Bachiana Brasileira gravou os “Choros-Bis” de Villa-Lobos com o violinista Daniel Guedes. Também com o violinista Daniel Guedes e o pianista Rami Khalife, gravou o CD “Ya Mariamu” com as Quatro Estações de Piazolla, e música libanesa. Gravou ainda obras de Camargo Guarnieri e José Siqueira para Violoncelo e Orquestra com a Camerata Fukuda, sob a regência de Celso Antunes para o selo Paulus. Recentemente lançou um CD com obras de Villa-Lobos e Mignone para violoncelo de piano pela UFRN,
Seu interesse pela música contemporânea o levou a realizar primeiras audições latino-americanas de peças de Berio, Schnittke e Saariaho. Realizou também primeiras gravações de peças para violoncelo solo de Silvio Ferraz e Rodrigo Cichelli para os selos SESC-SP e Academia Brasileira de Música.
Como professor de violoncelo lecionou na Universidade Nacional de Brasília (UNB), Universidade Estadual Paulista (UNESP) e no Instituto Baccarelli. Recebeu o prêmio de destaque da temporada 2003 pelo “Jornal do Brasil”. Ministrou “Masterclasses” e atuou como professor convidado em grandes centros de ensino musical, como Juilliard Pre-College, USP, Seminários Internacionais de Música da UFBA, Curso Internacional de Verão de Brasília,Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas  Semana da Música de Ouro Branco e Festival Internacional de Campos do Jordão.
Foi membro do Quarteto Camargo Guarnieri, com o qual recebeu o “Prêmio Carlos Gomes” de melhor grupo de câmara no ano de 2006. Foi coordenador artístico da “Semana da Música 2011” da UFRN, evento que trouxe a Natal dezenas de artistas internacionais.
Atuou como regente de orquestras como Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra de Câmara da UFRN e Orquestra de São Braz (MG) trabalhando com solistas como Mark Kosower, Daniel Guedes e Emerson de Biaggi.
Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  membro do Conselho Diretor da Escola de Música de São Braz do Suaçui (MG) e consultor do Projeto Guri Santa Marcelina. Fabio Presgrave é Doutor em Música pela UNICAMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...