quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Bach, Casals e o Violoncelo

                                                             casals-150x150The Cello Suites: J.S. Bach, Pablo Casals, and the Search for a Baroque Masterpiece é o primeiro livro do jornalista especializado em música, Eric Siblin. O livro conta a história de Pablo Casals, um prodígio musical espanhol, que aos 13 anos, em 1890, estava folhando partituras usadas em uma loja e encontrou as suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach. Essas obras, compostas nos anos 1720, estavam esquecidas. Casals passou doze anos as treinando diariamente até se aventurar a tocá-las em público. Sua interpretação trouxe reconhecimento para o violoncelo como instrumento e se tornou marca registrada do músico.

    O livro descreve a vida tanto de Bach quanto de Casals. O compositor é mostrado no livro não só como um brilhante compositor, mas também como jovem irascível, um carreirista e um pai dedicado, que viu dez de seus 20 filhos morrerem ainda na infância. Siblin consegue também transmitir as sensações causadas pela música de Bach, algo desafiador.

    A vida de Casals é tão interessante quanto a de Bach. O violoncelista tinha opiniões políticas fortes, e foi contra o regime de Franco, o que lhe valeu exílio na França. Casals se recusava a tocar em qualquer país que reconhecesse o governo do ditador espanhol.
Eric Siblin dedicou muito tempo à procura do manuscrito original de Bach, mas não conseguiu encontrá-lo.   

    Não há certeza de que as suites foram originalmente compostas para o violoncelo. A sexta, curiosamente, pede um instrumento com cinco cordas, quando o cello tem apenas quatro. Uma coisa é certa: após ouvir as suites, você passará a ter uma nova visão do instrumento.

Fonte: http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/musica/bach-casals-e-o-violoncelo/?ga=nsb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...