domingo, 24 de abril de 2011

Profissão: violoncelista

Hoje quem vai falar um pouco sobre a sua profissão é a Mônica Lima. Quem pretende seguir carreira na música vai se inspirar com a história dessa gaúcha de Porto Alegre, que correu atrás do seu sonho e hoje é violoncelista de uma importante orquestra do Rio Grande do Sul.

“Eu considero que tenho um trabalho diferente, pois muita gente estranha quando me pergunta o que eu faço e eu respondo: sou violoncelista. Tem gente que nem sabe direito o que é e sempre ficam curiosos pra saber mais, como foi minha formação e o que eu faço hoje em dia. “Mas música é profissão?”, muitos me perguntam. A verdade é que música é profissão sim, mas o caminho para tornar-se um profissional nessa área é árduo e bastante longo.
Sempre soube o que queria ser, toco violoncelo desde os 9 anos de idade e é algo que sempre fez parte da minha vida, não me lembro como era e nem o que fazia antes de aprender musica. Só tenho memórias da minha vida com o violoncelo, nada mais. Comecei a aprender música na escola de música do meu tio aqui em Porto Alegre e nunca mais parei.

Na época do vestibular, até ensaiei estudar outra coisa, pois naquela época o curso superior de violoncelo na UFRGS estava extinto e acabei tendo que optar por outro curso. Ainda cursei um bom tempo a faculdade de Educação Física, mas paralelamente já trabalhava tocando e dando aulas de violoncelo, então o interesse por essa outra área durou pouco, e logo voltei a pensar em seguir a minha vocação. Foi quando decidi largar tudo e sair do Brasil para estudar violoncelo em um conservatorio no exterior. Pra mim não existia outra possibilidade a não ser fazer música, então tive que ir atrás desse sonho.

Foi a melhor decisão da minha vida, mas a mais difícil também. Deixei tudo pra trás, e fui de mala, cuia e violoncelo na mão para a Espanha. Os primeiros anos foram muito dificeis, passei bastante dificuldade (financeira e de adaptação), mas a vontade de estudar música era tanta que esse foi o maior motivo pra seguir em frente. No ultimo ano consegui uma bolsa e pude então finalmente me formar. Acho que sem essa bolsa não teria conseguido pois o curso era super puxado e estava cada vez mais difícil conciliar o trabalho e os estudos.
De lá ainda fui morar na Inglaterra e me especializei em Pedagogia do Violoncelo e Musicalização para Bebês, duas áreas que são minhas paixões. Depois de 8 anos fora do Brasil, retornei à terrinha e hoje faço o que mais amo: trabalho tocando e ensinando violoncelo em tempo integral. Sou violoncelista de uma importante orquestra daqui de Porto Alegre, além de dar aulas de violoncelo e de musicalização para crianças de todas as idades na escola de música onde comecei minha educação musical. Sinto o maior orgulho de ensinar e despertar nos meus alunos a mesma paixão pela música que eu senti logo que comecei a tocar violoncelo. Quem sabe algum deles não será o futuro da música clássica no Brasil?

A vida de violoncelista não é nada glamourosa, exige bastante dedicação e estudo eterno! Sempre digo que músicos são eternos aprendizes! Mas sou totalmente realizada com a área que escolhi e não me imagino fazendo outra coisa! A sensação de sentar e tocar meu violoncelo é insubstituível. Não existe nada no mundo pra mim que se compare a isso.”
Quem quiser conhecer mais sobre a Mônica, dê um pulo no blog dela!

2 comentários:

  1. Olá!
    Que surpresa ver minha carinha por aqui, muito legal!
    Já adicionei o blog nos meus favoritos, ótima fonte de informação para nós, cellistas.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Linda sua história com o violoncello e ainda mais nobre o que vc faz com ele,. pois ensinar as crianças como vc faz é maravilhoso :)
    Parabéns

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...