Giovanni Bottesini (22 de Dezembro de 1821 – 7 de Julho de 1889) foi um compositor italiano romântico, maestro e um virtuoso do contrabaixo.
Estudou violino com Carlos Cogliati, e teria provavelmente continuado sobre este instrumento com exceção de um único turno de eventos. Seu pai procurou um lugar para ele no Conservatório de Milão, mas devido à falta da família Bottesini de dinheiro, Bottesini precisava de uma bolsa de estudos. Apenas duas posições estavam disponíveis: contrabaixo e fagote. Ele preparou um teste bem sucedido para a bolsa contrabaixo em questão de semanas. No conservatório, ele estudou com Luigi Rossi, a quem ele viria a dedicar sua Tre grandi duetti por contrabasso. Apenas quatro anos depois, um tempo surpreendentemente curto para os padrões do dia, ele saiu com um prêmio de 300 francos para jogar solo. Esse dinheiro financiou a aquisição de um instrumento de Carlo Antonio Testore, e uma carreira itinerante como "o Paganini do contrabaixo" foi lançado. Ao deixar o Milan passou algum tempo na América e também ocupou o cargo de principal bumbo duplo no teatro em Havana. Aqui sua primeira ópera, Cristoforo Colombo, foi produzido em 1847. Em 1849 ele fez sua primeira aparição na Inglaterra, interpretando solos de contrabaixo, um dos shows musicais União Europeia. Depois disso, ele fez frequentes visitas à Inglaterra, e seu comando extraordinária de seu instrumento pesado ele ganhou grande popularidade em Londres e nas províncias. Além de seus triunfos como um performer, Bottesini foi um maestro de renome europeu, e foi o maestro, no Théâtre des Italiens, em Paris 1855-1857, onde sua segunda ópera, L'Assedio di Firenze, foi produzido em 1856. Bottesini foi um pedreiro-livre, iniciado 20 de junho de 1849 no Banco da Inglaterra Lodge No. 263, de Londres. Ao realizar a ópera, que freqüentemente Bottesini trazer seu contrabaixo no palco durante o intervalo para tocar as fantasias de ópera da noite. Suas fantasias em Lucia di Lammermoor, I Puritani e Beatrice di Tenda são os passeios de virtuosismo de força que ainda são populares com aquelas que são altamente realizado sobre o instrumento. Em 1861 e 1862, realizado em Palermo, supervisionando a produção de sua ópera Marion Delorme, em 1862, e em 1863 em Barcelona. Durante estes anos, ele diversificou as labutas da realização de turnês pela Europa repetida. Em 1871 realizou uma temporada de ópera italiana no Liceu de teatro em Londres, durante o qual sua ópera Ali Baba foi produzida, e foi escolhido por Verdi para dirigir a primeira apresentação de Aida, que teve lugar no Cairo em 27 de Dezembro de 1871. Bottesini escreveu três óperas, além dos já citados: Il Diavolo della Notte (Milão, 1859); Vinciguerra (Paris, 1870) e Ero e Leandro (Turim, 1880), o último nomeado para um libreto de Arrigo Boito, que posteriormente foi definido por Luigi Mancinelli. Escreveu também O Jardim das Oliveiras, um oratório de devoção (com libreto de Joseph Bennett), que foi produzido no festival de Norwich, em 1887, onze quartetos de cordas, um quinteto para um quarteto de cordas e contrabaixo, e muitas obras para contrabaixo, incluindo dois concertos para solo de baixo duas vezes, o Gran Duo Concertante (originalmente) para dois contrabaixos, Passione Amorosa para dois contrabaixos, e numerosas peças para contrabaixo e piano. Pouco antes de sua morte, em 1888 ele foi nomeado diretor do Conservatório de Parma sobre a recomendação de Verdi. Bottesini morreu em Parma, na 07 julho de 1889. Seus trabalhos solo permanecem repertório padrão para baixistas realizado duas vezes para este dia.
Nascido em Crema, na Lombardia, ele foi ensinado os rudimentos da música por seu pai, um clarinetista e compositor realizado, em uma idade jovem e tinha jogado em Crema tímpanos com o Teatro Sociale antes da idade de onze anos.
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