O Cello Concerto No. 1 em C Maior , Hob. VIIb / 1, por Joseph Haydn foi composta em torno de 1761-1765 para o amigo de longa data Joseph Franz Weigl , então o principal violoncelista da príncipe Nicolaus Esterházy Orchestra 's.
Este trabalho inicial, contemporâneo de sinfonias 6 , 7 e 8 e anteriores a sua D grande concerto para violoncelo por cerca de vinte anos, já mostra Haydn como um mestre da escrita instrumental. O solo de violoncelo parte é completamente idiomática. O concerto reflete o ritornello forma do barroco concerto, bem como a estrutura emergente da forma sonata-allegro. Como no barroco concerto grosso , o conjunto que acompanha é pequeno: cordas, dois oboés e dois chifres. É possível que Weigl era a única violoncelista na Orquestra Esterházy quando Haydn compôs o concerto, já que há apenas um violoncelo linha na pontuação, marcada alternadamente "solo" e "tutti". Há também, no entanto, um baixo contínuo de linha, que poderiam ter sido tocada por outro violoncelista, ou pelo próprio Haydn no cravo, ou por um baixista string.
Movimentos
- Moderato
- Adágio
- Allegro molto
Todos os três movimentos deste trabalho são escritas em forma de sonata , ao contrário do segundo concerto, onde forma rondo é utilizado no segundo e terceiro movimentos. Este concerto está mais relacionado com concertos de violino de Haydn do que o seu seguidor, segurando muito estreita semelhança com o Concerto para Violino n º. 3 em Lá Maior , como ritmos gravado o primeiro do movimento, e fluindo segundo temas, um movimento lento pacífica, e um final rápido. Ambos os concertos foram compostos no mesmo período de tempo.
Após a exposição orquestral do primeiro movimento, o instrumento solista interpreta o tema de abertura com os acordes completos que usam todas as quatro cordas. Virtuosismo é desenvolvido no uso de notas rapidamente repetição, a própria gama alta, e contrastes rápidos de registo. Este movimento é dominado por um único tema, embora o próprio tema inclui vários motivos que Haydn desenvolve separadamente. Perto do fim, a cadência é jogado.
No movimento lento (marcou sem ventos), o violoncelo entra drasticamente em uma nota longa, tocada enquanto as cordas orquestrais relançar o tema de abertura.Duas medidas depois, o violoncelo passa a imitar essa melodia. Haydn era apaixonado por este gesto: várias vezes no movimento violoncelo entra em um campo sustentado. Este movimento, como o primeiro, pede uma cadência para o fim.
O final também tem o violoncelo entrar em uma longa nota, depois de uma introdução orquestral estendida. Este final de espírito, escrito na forma sonata allegro, representado mais uma oportunidade para Haydn para mostrar o que ele poderia fazer em girando fora de um único tema em uma série de motivos curtos e uma grande variedade de humores mudam rapidamente. O virtuosismo do instrumento solo é explorado neste movimento, especialmente em passagens onde os suplentes violoncelo rapidamente de baixo para cima, de modo que parece ser dois instrumentos tocando em contraponto . Haydn utiliza a entrada-nota sustentada por diversas vezes, a final em um muito alto, penetrando G.
Fonte do texto..wikipedia.org
Partituras.
Cello Concerto No.1 in C major, Hob.VIIb:1 (Haydn, Joseph ... - imslp
Mp3
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