domingo, 15 de dezembro de 2013

Haydn - cello concerto no. 1 in c major


Cello Concerto No. 1 em C Maior , Hob. VIIb / 1, por Joseph Haydn foi composta em torno de 1761-1765 para o amigo de longa data Joseph Franz Weigl , então o principal violoncelista da príncipe Nicolaus Esterházy Orchestra 's.

Este trabalho inicial, contemporâneo de sinfonias 6 , 7 e 8 e anteriores a sua D grande concerto para violoncelo por cerca de vinte anos, já mostra Haydn como um mestre da escrita instrumental. O solo de violoncelo parte é completamente idiomática. O concerto reflete o ritornello forma do barroco concerto, bem como a estrutura emergente da forma sonata-allegro. Como no barroco concerto grosso , o conjunto que acompanha é pequeno: cordas, dois oboés e dois chifres. É possível que Weigl era a única violoncelista na Orquestra Esterházy quando Haydn compôs o concerto, já que há apenas um violoncelo linha na pontuação, marcada alternadamente "solo" e "tutti". Há também, no entanto, um baixo contínuo de linha, que poderiam ter sido tocada por outro violoncelista, ou pelo próprio Haydn no cravo, ou por um baixista string.


Movimentos

  1. Moderato
  2. Adágio
  3. Allegro molto
Todos os três movimentos deste trabalho são escritas em forma de sonata , ao contrário do segundo concerto, onde forma rondo é utilizado no segundo e terceiro movimentos. Este concerto está mais relacionado com concertos de violino de Haydn do que o seu seguidor, segurando muito estreita semelhança com o Concerto para Violino n º. 3 em Lá Maior , como ritmos gravado o primeiro do movimento, e fluindo segundo temas, um movimento lento pacífica, e um final rápido. Ambos os concertos foram compostos no mesmo período de tempo.

Entrada do violoncelo solo
Após a exposição orquestral do primeiro movimento, o instrumento solista interpreta o tema de abertura com os acordes completos que usam todas as quatro cordas. Virtuosismo é desenvolvido no uso de notas rapidamente repetição, a própria gama alta, e contrastes rápidos de registo. Este movimento é dominado por um único tema, embora o próprio tema inclui vários motivos que Haydn desenvolve separadamente. Perto do fim, a cadência é jogado.
No movimento lento (marcou sem ventos), o violoncelo entra drasticamente em uma nota longa, tocada enquanto as cordas orquestrais relançar o tema de abertura.Duas medidas depois, o violoncelo passa a imitar essa melodia. Haydn era apaixonado por este gesto: várias vezes no movimento violoncelo entra em um campo sustentado. Este movimento, como o primeiro, pede uma cadência para o fim.

O final também tem o violoncelo entrar em uma longa nota, depois de uma introdução orquestral estendida. Este final de espírito, escrito na forma sonata allegro, representado mais uma oportunidade para Haydn para mostrar o que ele poderia fazer em girando fora de um único tema em uma série de motivos curtos e uma grande variedade de humores mudam rapidamente. O virtuosismo do instrumento solo é explorado neste movimento, especialmente em passagens onde os suplentes violoncelo rapidamente de baixo para cima, de modo que parece ser dois instrumentos tocando em contraponto . Haydn utiliza a entrada-nota sustentada por diversas vezes, a final em um muito alto, penetrando G.

Fonte do texto..wikipedia.org
Partituras.

Cello Concerto No.1 in C major, Hob.VIIb:1 (HaydnJoseph ... - imslp


Mp3



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