As Principais Escolas do Violoncelo.
No começo do século XIX escolas distintas de tocar violoncelo existiram na Áustria e Alemanha, França, e Inglaterra, neste período os principais representantes são Jean-Louis Duport na França e Bernhard Romberg na Alemanha. Como resultado dasmigrações durante a Revolução francesa houve uma interação entre as várias escolas.Duport e Romberg também compartilharam a mesma estante de orquestra em Berlim por um breve período e outros violoncelistas importantes da época tiveram contato comeles. O estilo expressivo de Romberg e sua audácia técnica o levaram a um lugar proeminente entre violoncelistas do princípio século XIX. Ele viajou extensivamente pela Europa, dando concertos. Seu estilo de tocar foi muito admirado e imitado. Seu
Violoncell-Schule
é uma excelente fonte de informação incluindo técnicas elementares eavançadas, aspectos físicos do instrumento, fraseado e expressão, música de conjunto eestilos musicais.
A Alemanha e a Escola de Dresden.
As idéias de Duport e Romberg foram sintetizadas por Dotzauer que estudou com umaluno de Duport, J.J. Kriegk (1750–1814), e depois com o próprio Romberg em Berlim.Embora Dotzauer tenha sido famoso como artista e compositor em seu tempo, élembrado pela contribuição para a pedagogia do violoncelo e como fundador da “Escolade Dresden”. Seu
Schule de Violoncell
(1832) foi o primeiro método significante a ser escrito por um violoncelista alemão. Entre os discípulos de Dotzauer estão F.A.Kummer, K.L. Voigt, Karl Drechlser e Carl Schuberth, através dos quais os princípiosde Dotzauer foram preservados e disseminados a outras regiões, incluindo a Rússia(por Schuberth).Kummer sucedeu Dotzauer em Dresden em 1852, como violoncelista solista daorquestra e como professor do Conservatório. Kummer era renomado por sua técnicanatural e estilo musical elegante. Seus trabalhos pedagógicos estão entre os maismusicalmente interessantes no período e permanecem no repertório de estudos até hoje.A instrução sistemática e progressiva de seu
Violoncell-Schule
(c1839) deixou umrecurso inestimável para os professores dando ênfase musical ao ensino de técnica.
Kummer ensinou vários violoncelistas século XIX., entre eles Julius Goltermann(1825–76), professor posterior no Conservatório de Praga, e Bernhard Cossmann.Karl Drechsler (1800–73) era baseado em Dessau onde ele serviu como o violoncelista principal e professor. Os estudantes dele incluíram Cossmann, e Friedrich Grützmacher (1832–1903). A influência de Grützmacher dominou a Escola de Dresden a partir dasegunda metade do século XIX. Entre aqueles que sofrerqam sua influência temos HugoBecker (1864–1941), Diran Alexanian (1881–1954), e Julius Klengel (1859–1933).
A França e Bélgica.
Os princípios técnicos da escola francesa, como esboçado por Duport em his Essai e oParis Conservatoire Méthode, foi disseminado pelos alunos dele e esses de Janson. J. -M.H. Lamare (1772–1823) e Louis Norblin (1781–1854) estava entre os diplomadoscedo do Conservatório de Paris que se tornou os violoncelistas proeminentes e professores. N.J. Platel (1777–1835), um estudante de Lamare, eventualmente fundou aescola belga de tocar quando ele foi designado o professor no Conservatório emBruxelas em 1826.O estudante de Platel, A.F. Servais (1807–66), conhecido como o ‘Paganini ' dovioloncelo, rosa para proeminência por causa do brilho técnico dele, estilo gracioso etom bonito. Servais era um compositor prolífico para o violoncelo, enquanto escrevendomuitos trabalhos para os próprios desempenhos de concerto dele que contêm efeitostécnicos inovadores e interessantes. Servais é creditado com desenvolver técnica àesquerda a alturas novas de virtuosismo. Os Seis Caprichos dele op.11 (Mainz, ?1854)caracteriza muito passagem-trabalhe em posição de dedo polegar e dobro deixa deincluir oitavas e 10ths. Ele executou extensivamente em Europa, inclusive numerosasexcursões de concerto para Rússia onde os desempenhos dele eram um catalisador importante para interesse no violoncelo na escola russa emergindo. Servais sucedeuPlatel na cátedra de violoncelo no Conservatório de Bruxelas em 1848, onde ele instruiuos violoncelistas como Jules de Swert (1843–1891), Joseph Hollmann (1852–1927) eErnest De Munck (1840–1915).Auguste Franchomme (1808–84), um aluno de Norblin e Levasseur ao ParisConservatoire, herdou o manto de Duport. Altamente próspero como um violoncelistade solo e conhecido para o musicianship impecável dele e cantilena bonita,Franchomme era um sócio íntimo de Chopin e o dedicatee da Sonata op.65. Em 1846ele foi designado o professor principal ao Conservatoire, um cargo que ele ocupou até amorte dele. Os alunos dele incluíram L.A. o Vidal (1820–91) e Louis Hegyesi (1853– 94).(c) a Itália.Depois de Boccherini, nenhum violoncelista italiano internacionalmente proeminenteemergiu até Alfredo Piatti (1822–1901), um aluno de Gaetano Zanetti e Merighi. Cedosucessos de concerto conduziram a uma carreira ativa como artista e professor. O jogando dele grandemente foi admirado para sua integridade musical, virtuosismotécnico e beleza de tom. Os 12 Caprichos dele (Berlim, 1875), explore uma gama largade técnicas de virtuoso, como staccato inarticulado, sautillé, ricochete, dobram e boçada amarra triplo, oitavas e passagens em posição de dedo polegar
(d) A escola inglesa.Robert Lindley era a Inglaterra está conduzindo o violoncelista para a maioria da vidadele e ensinou ao CARNEIRO. O sócio de escrivaninha dele F.W. Abaixe (c1808-44)também era um jogador realizado e publicou um tratado inclusivo no violoncelo baseado na Paris método de Conservatoire. Em 1846, Alfredo Piatti levou residência emLondres e, como professor ao CARNEIRO, influenciou W.E para a próxima geração devioloncelistas ingleses que incluíram Edward Howell. Whitehouse e Popa de Leo.Whitehouse e Howell também eram muito ativos como professores ao CARNEIRO, alinha pedagógica inglesa de Whitehouse que é particularmente forte no 20º século.(e) A escola russa.O patronato do russo Conta Saltïkov e Mateusz Wielhorski, e de Príncipe N.B. Golitsïn(o posterior dois de quem eram os violoncelistas amadores), era um fator importantegerando uma vida musical russa rica no 19º século, e ajudou estimular interesse novioloncelo. A estada curta de Romberg em Rússia onde ele fugiu o partidário a invasãode Prússia por Napoleon em 1806, e a associação íntima dele com Wielhorski em particular, pôs a fundação para a escola russa.K.Y. Davïdov (1838–89), um aluno de Carl Schuberth, é particularmente associado coma escola russa, enquanto sendo o primeiro violoncelista russo para ganhar uma cátedrano St Petersburg Conservatory em 1862. O treinamento dele estava baseado no ensinode Grützmacher, e o nível alto dele de habilidade técnica, pureza de entonação eexpressivo jogando fixo um padrão novo na Rússia nativa dele e no estrangeiro.Davïdov adotou um sistema novo de tocar no violoncelo (documentou na Violoncell-Schule Leipzig inacabada dele, 1888) em qual a mão esquerda tem mobilidade completaem cima da bússola inteira do fingerboard, sem referência para posições fixas. Davïdovcompôs muitos pedaços atraentes para o instrumento no estilo Romântico alemão.Wilhelm Fitzenhagen (1848–90), um aluno de Grützmacher, era um solista e músico decâmara, e também era muito influente como o professor de muitos violoncelistas russosna parte posterior do século.(f) O Czechs e húngaro.Junto com Davïdov, David Popper (1843–1913) estava entre os virtuosos de violoncelomais influentes do 19º século posterior. Nascido e educado em Praga, Popper era umcompositor prolífico de avançado estuda para o violoncelo, como também obra-mestrasclaras, concertos e câmara trabalha, todo o silêncio muito popular com artistasmodernos. Ele foi designado o professor no Conservatório Real húngaro Nacional emBudapeste em 1886, estabelecendo a escola húngara de violoncelo tocar. De acordo comos contemporâneos dele, o domínio de Popper do violoncelo era não superado, e o jogando dele foi caracterizado por refinamento musical e tom de ricos, como tambémvirtuosismo sem defeito, até mesmo no registro mais alto do instrumento. Popper, juntocom Piatti, estava entre os primeiros 19º violoncelistas de século para reavivar interesseem obra-primas mais velhas, jogando trabalhos como o Concerto de Haydn em D e oConcerto de Schumann.Popper Hohe Schule Violoncello-lengalengas de des op.73 (Leipzig, 1901–5) ainda estáentre os trabalhos pedagógicos mais importantes para o violoncelo, enquanto usandotécnicas de virtuoso avançadas, como boça da amarra dobro e oitavas, mudanças de posição em posição de dedo polegar, vibra, e dobrando técnicas como staccato
inarticulado, sautillé, spiccato, piqué, e cruzamentos de fio rápidos. Os pedaços de salãode virtuoso deslumbrando que ele escreveu eram inovadores na partida deles/delas docaracteristicamente qualidade de soulful do estilo de cantilena que era tradicionalmenteassociado com o violoncelo no 19º século.Brasília,
20 de Maio de 2005
CEP-EMB Professor Ocelo Mendonça
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