terça-feira, 31 de julho de 2012

Celloconcert in C - Joseph Haydn



O concerto 


  O Concerto para Violoncelo N º 1 em C Maior , Hob. VIIb / 1, por Joseph Haydn foi composta em torno de 1761-65 para seu amigo de longa data José Franz Weigl , em seguida, o violoncelista principal Príncipe Nicolaus Esterházy Orchestra 's.
  O trabalho foi presumido perdido até 1961, quando musicólogo Oldřich Pulkert descobriu uma cópia da partitura no Museu Nacional de Praga . Apesar de algumas dúvidas foram levantadas sobre a autenticidade do trabalho, a maioria dos especialistas acreditam que Haydn compôs este concerto.
Este trabalho inicial, contemporâneo com sinfonias 6 , 7 e 8 e antecipando seu concerto para violoncelo D grande por cerca de vinte anos, já mostra Haydn como um mestre da escrita instrumental. O solo de violoncelo é completamente idiomática. O concerto reflete o ritornello forma de  concerto barroco, bem como a estrutura emergente da forma sonata-allegro. Como no barroco, concerto grosso , o conjunto que acompanha é pequeno: cordas, dois oboés e duas trompas. É possível que Weigl foi o violoncelista apenas na Orquestra Esterházy quando Haydn compôs o concerto, já que há apenas uma linha de violoncelo na partitura, marcada alternadamente com o "solo" e "tutti". Há também, no entanto, uma linha  baixo contínuo, que poderia ter sido tocada por outro violoncelista, ou por Haydn no cravo, ou por um instrumentista de corda.

Movimentos
1.   Moderato
2.   Adágio
  Todos os três movimentos deste trabalho são escritos em forma de sonata , ao contrário do segundo concerto, onde a forma do rondó é usado nos segundo e terceiro movimentos. Este concerto está mais relacionado com concertos de violino de Haydn do que o seu seguidor, segurando uma semelhança muito estreita com o Concerto para Violino n. 3 em um dos principais temas, como as gravadas ritmos do primeiro movimento, e fluindo em segundo lugar, um movimento pacífico lento e um final rápido. Ambos os concertos foram compostas no mesmo período de tempo.
   Após a exposição orquestral do primeiro movimento, o instrumento solista toca o tema de abertura com acordes cheios que usam todas as quatro cordas. Virtuosismo é desenvolvido ainda mais a utilização de notas repetidas rapidamente, a gama de muito alta, e contrastes rápidos de registro. Este movimento é dominado por um único tema, embora o tema em si inclua vários motivos que Haydn desenvolve separadamente. Perto do fim, uma cadência é tocada.
No movimento lento (marcou sem ventos), o violoncelo entra dramaticamente em uma longa nota, tocada enquanto as cordas orquestrais relançar o tema de abertura. Duas medidas mais tarde o violoncelo passa a imitar a melodia. Haydn gostava desse gesto: várias vezes no movimento o violoncelo entra em um campo sustentado. Este movimento, como o primeiro, pede uma cadencia no final.
O final também tem o violoncelo entre  uma nota longa, depois de uma extensa introdução orquestral. Este final espirituoso, escrito em forma sonata allegro, representado mais uma oportunidade para Haydn para mostrar o que podia fazer na fiação um único tema em uma série de motivos curtos e uma grande variedade de rápida mudança humor. O virtuosismo do instrumento solo é explorado neste movimento, especialmente nos trechos onde os suplentes violoncelo rapidamente de baixo para cima, de modo que parece ser dois instrumentos tocando em contraponto . Haydn usa os tempos de nota-sustentada de entrada vários, o último em uma muito elevada, G. penetrante [ 2 ]
  C Haydn Grande Cello Concerto tornou-se um grampo do repertório do violoncelo, depois de sua estréia século 20 por Miloš Sadlo e da Checoslováquia Radio Symphony Orchestra, conduzida por Sir Charles Mackerras , em 19 de maio de 1962. Muitos artistas famosos, tais como Jacqueline du Pré , Yo-Yo Ma , Maria Kliegel , Truls Mørk e Mstislav Rostropovich , tê-la registrado.
fonte. wikipedia

O Autor:

Franz Joseph Haydn (Rohrau, 31 de março de 1732 — Viena, 31 de maio de 1809) foi um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense". Para além disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é à vez a ponte e o motor que permitiram a que esta evolução sucedesse.
Era irmão do igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria, Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele próprio, “forçado a ser original”. O seu génio foi amplamente reconhecido durante a sua vida

Partitura: Cello Concerto, Hob.VIIb:1, C Major (HaydnJoseph) - IMSLP ...

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