O concerto
O Concerto
para Violoncelo N º 1 em C Maior , Hob. VIIb
/ 1, por Joseph Haydn foi composta em torno de 1761-65 para seu
amigo de longa data José Franz
Weigl , em seguida, o
violoncelista principal Príncipe
Nicolaus Esterházy Orchestra 's.
O trabalho foi presumido
perdido até 1961, quando musicólogo Oldřich Pulkert descobriu uma cópia da
partitura no Museu Nacional de
Praga . Apesar de algumas dúvidas foram
levantadas sobre a autenticidade do trabalho, a maioria dos especialistas
acreditam que Haydn compôs este concerto.
Este
trabalho inicial, contemporâneo com sinfonias 6 , 7 e 8 e antecipando seu concerto
para violoncelo D grande por cerca de
vinte anos, já mostra Haydn como um mestre da escrita instrumental. O solo de violoncelo é completamente idiomática. O concerto reflete o ritornello forma de concerto barroco,
bem como a estrutura emergente da forma sonata-allegro. Como no barroco, concerto grosso , o conjunto que acompanha é pequeno: cordas, dois oboés e
duas trompas. É possível que
Weigl foi o violoncelista apenas na Orquestra Esterházy quando Haydn compôs o
concerto, já que há apenas uma linha de violoncelo na partitura, marcada
alternadamente com o "solo" e "tutti". Há também, no
entanto, uma linha baixo
contínuo, que poderia ter sido tocada por outro
violoncelista, ou por Haydn no cravo, ou por um instrumentista de corda.
Movimentos
1. Moderato
2. Adágio
Todos os
três movimentos deste trabalho são escritos em forma de sonata , ao contrário do segundo concerto,
onde a forma do rondó é usado nos segundo e
terceiro movimentos. Este concerto está mais relacionado com
concertos de violino de Haydn do que o seu seguidor, segurando uma semelhança
muito estreita com o Concerto
para Violino n. 3 em um dos principais temas, como as gravadas
ritmos do primeiro movimento, e fluindo em segundo lugar, um movimento pacífico
lento e um final rápido. Ambos os concertos foram compostas no mesmo
período de tempo.
Após a exposição orquestral
do primeiro movimento, o instrumento solista toca o tema de abertura com
acordes cheios que usam todas as quatro cordas. Virtuosismo é desenvolvido
ainda mais a utilização de notas repetidas rapidamente, a gama de muito alta, e
contrastes rápidos de registro. Este movimento é dominado por um único tema,
embora o tema em si inclua vários motivos que Haydn desenvolve separadamente. Perto do fim, uma cadência
é tocada.
No movimento lento (marcou sem ventos), o
violoncelo entra dramaticamente em uma longa nota, tocada enquanto as cordas
orquestrais relançar o tema de abertura. Duas medidas mais tarde o
violoncelo passa a imitar a melodia. Haydn gostava desse gesto:
várias vezes no movimento o violoncelo entra em um campo sustentado. Este movimento, como o
primeiro, pede uma cadencia no final.
O final também tem o violoncelo entre uma nota longa, depois de uma extensa
introdução orquestral. Este final espirituoso, escrito em forma sonata
allegro, representado mais uma oportunidade para Haydn para mostrar o que podia
fazer na fiação um único tema em uma série de motivos curtos e uma grande
variedade de rápida mudança humor. O virtuosismo do
instrumento solo é explorado neste movimento, especialmente nos trechos onde os
suplentes violoncelo rapidamente de baixo para cima, de modo que parece ser
dois instrumentos tocando em contraponto . Haydn usa os tempos de
nota-sustentada de entrada vários, o último em uma muito elevada, G. penetrante [ 2 ]
C Haydn
Grande Cello Concerto tornou-se um grampo do repertório do violoncelo, depois
de sua estréia século 20 por Miloš Sadlo e da Checoslováquia Radio
Symphony Orchestra, conduzida por Sir
Charles Mackerras , em 19 de maio de 1962. Muitos artistas famosos,
tais como Jacqueline du
Pré , Yo-Yo Ma , Maria Kliegel , Truls Mørk e Mstislav
Rostropovich , tê-la registrado.
fonte. wikipedia
O Autor:
Franz Joseph
Haydn (Rohrau, 31 de março de 1732 — Viena, 31
de maio de 1809) foi um dos mais importantes compositores do
período clássico. Personifica o chamado "classicismo vienense" ao
lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A
posteridade apelidou este grupo como "Trindade Vienense". Para além
disso é considerado como um dos autores mais importantes e influentes da
história da música erudita ocidental com uma carreira que cobriu
desde o fim do Barroco aos inícios do Romantismo. Ele é à vez a
ponte e o motor que permitiram a que esta evolução sucedesse.
Era irmão do
igualmente compositor Michael Haydn, colega de Mozart em Salzburgo, e
do tenor Johann Evangelist Haydn, que mais tarde Joseph fará vir para
Eszterhaza em 1763. Tendo vivido a maior parte da sua vida na Áustria,
Haydn passou a maior parte de sua carreira como músico de corte para a rica
família dos Eszterházy. Isolado de outros compositores, foi, segundo ele
próprio, “forçado a ser original”. O seu génio foi amplamente reconhecido
durante a sua vida
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