segunda-feira, 12 de março de 2012

Grand Duo Concertante para violino, contrabaixo e orquestra


   Bottesini era descendente de uma família de músicos e seu primeiro instrumento foi o violino. Em 1835, sabendo que o Conservatório de Milão abrira duas vagas, uma para fagote e outra para contrabaixo, opta pelo segundo, tornando-se um dos grandes expoentes deste instrumento no século XIX.
Após formar-se no conservatório em 1840, passa a integrar algumas orquestras italianas como instrumentista. Atuando também como regente, recebeu um convite para trabalhar como diretor da Ópera Italiana de Havana em Cuba, onde permaneceu por três anos. Ali escreveu sua primeira ópera, Cristoforo Colombo. Saindo de Havana, passou a realizar muitas turnês, assumiu diversos postos de diretor de orquestra, tanto nas Américas como na Europa.

   Paralelamente a esta atividade como regente, nunca descuidou de sua carreira como contrabaixista, dedicando-se também à parte pedagógica, sendo autor do importante Metodo per Contrabasso, publicado pela Casa Ricordi. Este método é dividido em duas partes, sendo a primeira dirigida aos instrumentistas de orquestra e a segunda, a quem desejasse seguir a carreira de solista.
   Entre os contrabaixistas, Bottesini é bastante conhecido por introduzir diversas inovações técnicas, entre elas a utilização de um arco mais longo e a empunhadura com a mão aberta, depois conhecida como arco francês (em contraposição ao arco alemão, no qual o músico segura o arco com a mão fechada). Outra inovação de Bottesini foi a afinação do instrumento um tom acima do usual, técnica utilizada até hoje para recitais e concursos. Também se credita a ele um conteúdo musical mais substancioso para o contrabaixo, transformando a maneira como este instrumento era visto, considerado até então de poucos recursos.
No que se refere à regência, Bottesini foi especialmente convidado para reger a estréia da ópera Aida, de  Verdi, na cidade do Cairo, Egito, em1870.

         O Gran Duo Concertante foi composto inicialmente para dois contrabaixos e orquestra em 1880 e transcrito em seguida por Camilo Sivori (aluno de Paganini) para violino e contrabaixo, existindo ainda outra versão para clarineta e contrabaixo.



Giovanni Bottesini, Grande Duo Concertante para Violino e Contrabaixo
Bin Chao, violino
Marc Ramirez, contrabaixo
Orquestra Gulbenkian
Pedro Neves, maestro

Live Recording
Teatro Municipal de Almada, Portugal
20 Janeiro 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...